Adcetris (Brentuximabe): Medicamento importado
Para que serve o ADCETRIS
O medicamento ADCETRIS (brentuximabe) pode ser utilizado para diversos tratamentos, como:
- Linfoma anaplásico, Linfoma de Hodgkin (LH) e câncer dos glóbulos brancos;
- Linfoma de Hodgkin estádio IV quando a doença não foi tratada anteriormente com dacarbazina, vimblastina e doxorrubicina;
- Tratamento de LH quando existe maior risco de progressão ou recidiva depois da realização de transplante autólogo de células tronco;
- Linfoma anaplásico de grandes células sistêmico que não recebeu tratamento anterior;
- Outros linfomas relacionados a células T periféricas CD30+, combinando com prednisona, ciclofosfamida e doxorrubicina;
- Linfoma anaplásico de grandes células cutâneo primário que expresse CD30+ e que teve prévia terapia sistêmica;
- Micose fungoide que expresse CD30+ e tenha recebido prévia terapia sistêmica.
Como funciona o Adcetris?
O Adcetris é feito a partir de brentuximabe vedotina, que é a substância ativa e um agente utilizado para tratar câncer, sendo composto por um anticorpo monoclonal ligado a uma substância responsável por fazer com que as células cancerosas morram.
Por meio do anticorpo monoclonal, a substância ativa é distribuída para todas as células cancerosas.
Como e quando o Adcetris (Brentuximabe) deve ser administrado
A dose do Adcetris depende do tipo específico de câncer e do peso de cada paciente, sendo indispensável a avaliação completa feita pelo médico para fazer a determinação.
No entanto, em todos os casos a administração é intravenosa, ou seja, diretamente na veia do paciente.
Contraindicações
Pacientes que têm hipersensibilidade aos componentes do ADCETRIS não devem utilizar o medicamento. Além disso, ele é contraindicado a pacientes que atualmente utilizam bleomicina, um agente utilizado para tratamento de câncer.
Composição
Cada frasco de medicamento ADCETRIS é composto por 50 mg de brentuximabe vedotina, além dos seguintes excipientes: citrato de sódio di-hidratado, trealose di-hidratada, polissorbato 80 e ácido cítrico monoidratado.
Apresentação
Para o ADCETRIS, a apresentação é em forma de pó liofilizado concentrado para a realização de solução para infusão em ampola de frasco com 50 mg contendo brentuximabe vedotina, sendo destinado a uso único.
Como deve ser armazenado
O medicamento precisa ser armazenado sob refrigeração em uma temperatura que seja entre 2º C e 8º C, livre de luz e não deve ser congelado.
Depois de diluído, ele deve ser utilizado de imediato ou mantido em geladeira na mesma temperatura mencionada acima, devendo ser utilizado no prazo máximo de 24h com o ADCETRIS em temperatura sempre respeitada.
Como deve ser descartado
O descarte não deve ser realizado em lixo comum, e sim em lixo especial que pode ser encontrado em clínicas médicas, hospitais e Unidade Básica de Saúde (UBS),.
Atenção
Tudo que foi trazido neste conteúdo tem somente a intenção de informar, nunca de incentivar a utilização de qualquer medicamento, inclusive do ADCETRIS, sem a devida prescrição e orientação do médico responsável.
Toda automedicação é contraindicada e pode oferecer riscos à saúde do paciente, pois os medicamentos podem ocasionar efeitos colaterais, danos e serem contraindicados conforme as condições de cada paciente.
Em relação ao ADCETRIS efeitos colaterais, algumas reações que podem ser causadas são, entre outras, encurtamento da respiração, aperto no peito, náusea, dor de cabeça, febre e dificuldade para respirar.
Vamos conversar?
Descreva o medicamento e a dosagem com a receita para elaborarmos seu orçamento.