Pharmaimports

Medicamento vencido: quais são os perigos e por que não tomar

idoso olhando a data de validade de um medicamento

Nas embalagens de todos os medicamentos comercializados, é preciso constar o prazo de validade do produto, além da data de fabricação e o número do lote. Essas informações são essenciais para mais segurança do consumidor, no momento de consumir qualquer medicação, bem como ajudam na fiscalização pelos órgãos competentes.

Mas você quais são os perigos de tomar um medicamento vencido e por que não deve ser consumido?

Para saber com detalhes o que acontece se tomar medicamento fora da validade, confira este conteúdo até o final e entenda!

Medicamento vencido faz mal?

Um medicamento vencido pode, sim, fazer mal. Depois que o prazo de validade estabelecido pelo laboratório é expirado, não há mais como afirmar que a eficácia, segurança e potência do produto estão preservadas.

O perigo que o medicamento vencido representa está relacionado com a perna de sua eficácia e de sua potência. Sendo assim, se for de uso contínuo, como para diabetes, hipertensão e antibióticos, o paciente pode estar em risco, por estar consumindo algo que já não tem eficácia ou que está com eficácia reduzida.

Como funciona o prazo de validade de medicamentos?

O prazo de validade de um medicamento é definido pelo tempo que o princípio ativo levará para reduzir 10% de sua eficácia e de sua potência originais. Assim, o laboratório que produz o medicamento realiza estudos e acompanhamentos, para estabelecer uma data em que é possível garantir as condições ideais de uso.

A partir da data de vencimento, o laboratório não tem mais a obrigação de garantir que o produto esteja com o princípio ativo preservado.

Qual a eficácia de um medicamento vencido?

Portanto, conforme o que mencionamos até aqui, não é possível precisar a eficácia de um medicamento vencido sem um estudo específico.

Um estudo realizado pelo Food and Drug Administration (FDA), a agência federal dos Estados Unidos, pertencente ao departamento de Serviços Humanos e Saúde, constatou que vários medicamentos investigados estavam com as condições preservadas, mesmo após a validade.

Porém, como não há como averiguar isso em relação a cada medicamento vencido, a população em geral não deve consumir medicamentos que já tenham ultrapassado a data de validade, mesmo que sejam medicamentos caros. Afinal, a saúde vale mais do que qualquer valor econômico.

O que acontece se eu tomar medicamento vencido?

Dependendo do caso, como em uma dor de cabeça, o mínimo que pode acontecer é a pessoa não sentir o alívio dos sintomas, se o analgésico ingerido já não tem mais eficácia, por estar fora da validade.

Porém, se o produto for utilizado para controle de doenças graves e/ou de uso contínuo, os perigos de tomar um medicamento vencido são significativos, pois pode deixar de surtir o efeito desejável de controle da doença.

Nesses casos, pode haver consequências, mesmo com risco de morte. Por exemplo, antibióticos que já não têm mais a potência e a eficácia necessárias para combater uma doença bacteriana, ou medicamentos já ineficientes para o controle de hipertensão.

Portanto, a recomendação é: não utilize medicamentos vencidos, especialmente os de uso controlado e contínuos.

Descarte correto de medicamentos vencidos

Quando um medicamento perde a validade, é essencial saber como fazer o descarte adequado, porque não pode ser descartado no lixo comum, no vaso sanitário ou na pia, por exemplo. Todo medicamento contém substâncias químicas que podem causar contaminação ao solo e à água.

Sendo assim, o descarte correto de medicamentos vencidos é realizado em um ponto de coleta com credenciamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É comum que esses postos sejam encontrados em farmácias.

A partir daí, o ponto de coleta procede com a logística reversa, enviando o medicamento de volta ao fabricante para um destino adequado.

Portanto, quando o assunto é medicamento, toda atenção é bem-vinda, seja em relação à validade do produto ou como descartar medicamentos vencidos.

Continue no site da Pharmaimports e saiba como comprar medicamentos oncológicos importados.

Confira também: Reconciliação medicamentosa | Tagrisso efeitos colaterais | Tipos de tarjas de medicamentos

Compartilhe:

Veja mais posts