Dependendo do tipo de medicamento, pode ser preciso importar de outro país, visto que nem todos os medicamentos para o tratamento de diversas doenças são fabricados no Brasil.
Para isso, existem empresas especializadas em importação de medicamentos, por meio do serviço de assessoria de importação.
Assim, é importante saber como funciona o processo de importação e o que o paciente ou responsável necessita para conseguir com que o medicamento seja trazido do exterior.
Além disso, a receita médica é fundamental para importar medicamentos para o Brasil, pois contém todos os detalhes sobre o medicamento.
Confira, a seguir, como obter a receita médica e os outros documentos indispensáveis para conseguir trazer um medicamento importado, legalmente, sem problemas burocráticos e logísticos.
Boa leitura!
A importância da receita médica na importação de medicamentos
Um dos principais documentos a ser enviado ao serviço de assessoria de importação é a receita médica.
Nesse documento, constam informações essenciais à importação: nome do medicamento, quantidade, nome do paciente e do médico responsável, CRM do médico responsável, assinatura do profissional e demais detalhes.
Sendo assim, sem esse documento, não é possível efetuar a importação. Assim como as farmácias brasileiras não vendem remédios controlados sem receita, no processo de importação é semelhante.
Como obter a receita médica para importar medicamentos
Para obter a receita médica, o paciente deve ter consultado com um médico responsável pela definição do tratamento para a doença diagnosticada, como algum tipo de câncer.
O médico preencherá a receita com as informações requisitadas. É indicado que o paciente confira se realmente constam todos os dados exigidos no momento da importação, como já mencionamos: o nome completo do médico, nome legível, assinatura, data, CRM e carimbo.
Além disso, é importante destacar que a receita deve estar no prazo de validade, que pode variar conforme os diferentes tipos de receitas médicas existentes. Em geral, para o caso de importação, a receita ter validade de 180 dias.
Saiba mais sobre a diferença entre dose e dosagem | Importação de medicamentos
Documentos necessários para importação de medicamentos
Além da importância da receita, para o paciente realizar a importação de um medicamento por meio da assessoria de importação, outros documentos são solicitados, para realizar toda a tramitação com segurança.
Os principais estão:
- Cópia simples do RG;
- Cópia simples do CPF;
- Certidão de nascimento em caso de menores de 18 anos;
- Cópia simples do RG e CPF do solicitante (se não for o paciente).
Ressalta-se que, nas receitas de medicamentos, devem constar informações como nome do princípio ativo do medicamento ou o comercial, posologia e endereço do paciente.
Confira nossos remédios importados
Porém, para a obtenção de orçamento da importação na Pharmaimports, não é preciso enviar os documentos pessoais, apenas a receita. Após feito o orçamento e efetuado o pagamento, é o momento de enviar o restante da documentação, para que o processo de importação possa ser iniciado de fato.
Assim, para obter um orçamento, é ainda mais fácil: basta fornecer a receita, que a Pharmaimports já consegue elaborar a cotação.
Portanto, para importar medicamentos para o Brasil por meio de uma empresa importadora especializada em medicamentos, a receita médica é indispensável e deve conter todos os elementos mencionados.
Afinal, a prescrição médica é indispensável para que o medicamento seja importado adequadamente, sem erros de quantidade ou de princípio ativo, principalmente nos casos de remédio para tratamento de câncer.
Continue no site da Pharmaimports e solicite seu orçamento hoje mesmo!
Confira também: O que fazer quando ocorre descontinuação de medicamento | Medicamentos importados | Importadora de medicamentos