O câncer de pulmão está no topo da lista no Brasil. É o segundo que mais acomete a população, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Com isso, saber como é o tratamento do câncer de pulmão e atentar aos sintomas é essencial.
Continue a leitura para saber mais sobre essa doença e confira os principais sintomas e tipos de tratamento do câncer de pulmão.
Câncer de pulmão: dados atualizados
O câncer de pulmão é um dos que mais acometem os brasileiros. Ao todo, quase 30 mil casos são descobertos, todos os anos. Além disso, esse câncer é um dos mais letais do Brasil e da América Latina, principalmente porque cerca de 85% dos casos acabam sendo descobertos tardiamente.
Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento iniciar o mais rápido possível e aumentar as chances de cura.
Causas do câncer de pulmão
Sempre que o assunto surge, uma das principais causas costuma ser lembrada, logo de início: o tabagismo. Fumar, é claro, é uma das principais causas do câncer de pulmão. Destaca-se que o fumo passivo também está inserido nas causas.
Outras causas possíveis são para a doença:
- Genética;
- Inalação de arsênio, asbesto, amianto e outros agentes químicos;
- Inalação de poluição e poeira.
Principais sintomas
Os sintomas do câncer de pulmão podem ser confundidos com os de outras doenças, fator que dificulta a identificação da doença.
Os sintomas mais comuns do câncer de pulmão são:
- Falta de ar;
- Dor no peito;
- Tosse;
- Perda rápida de peso;
- Ausência de apetite;
- Sangue no escarro;
- Chiado no peito.
Porém, na fase inicial, a doença não costuma apresentar sintomas, o que também dificulta a descoberta precoce da patologia.
Assim, o ideal é fazer avaliações periódicas e, na manifestação de sintomas, procurar ajuda médica imediatamente.
Principais tratamentos para o câncer de pulmão
Conhecer o tratamento de câncer do pulmão é tão importante quanto entender mais sobre a doença e os sintomas mais comuns.
Existem diferentes tipos de tratamento de câncer de pulmão. Para definir o melhor, o médico responsável analisa a saúde do paciente de modo geral, verifica o tipo de tumor e o estágio no qual se encontra.
Após essa avaliação, podem ser considerados tratamentos como:
- Radioterapia;
- Quimioterapia;
- Cirurgia.
Esses tratamentos podem ser feitos individualmente ou em conjunto, a depender do caso específico.
Em qualquer uma das opções, o tratamento precoce do câncer de pulmão oferece mais chances de sucesso e evita que a doença atinja um estágio mais avançado.
Além disso, o medicamento Tagrisso, para câncer de pulmão, pode ser utilizado em tratamento de Câncer de Pulmão Não Pequenas Células (CPNPC), um dos tipos da doença.
Porém, outros Medicamentos para pacientes oncológicos também podem ser administrados, e isso é muito particular de cada caso, a ser definido exclusivamente pelo médico responsável pelo tratamento.
Como ficou claro ao longo do conteúdo, o tratamento de câncer do pulmão precisa ser iniciado quanto antes, de preferência, na fase inicial da doença, para não evoluir e comprometer ainda mais a saúde do paciente.
Assim, a realização de exames de prevenção, a conservação de bons hábitos de saúde e a observação de sintomas recorrentes são atitudes cruciais para todas as pessoas, especialmente aquelas que têm fatores genéticos de casos de câncer de pulmão na família.
Precisando de um medicamento importado? Conte com o serviço de assessoria de importação da Pharmaimports e receba o medicamento o mais rápido possível!
Saiba mais: Medicamento Oncológico
Saiba mais: Brentuximabe | Lista de medicamentos oncológicos orais