Pharmaimports

Prescrições médicas: tipos e diferenças

Imagem de uma médico fazendo Prescrições Médicas

Quando você vai a uma consulta médica, se há necessidade de submeter a algum tratamento, o médico prescreverá os medicamentos. Porém, existem vários tipos de prescrições médicas, e é importante saber as diferenças para entender a receita que você está recebendo.

Entenda as prescrições médicas, confira os prazos de validade e saiba que medicamentos o médico pode prescrever nas receitas.

O que é a prescrição médica?

A prescrição médica, ou receita, é o documento no qual um médico receita os medicamentos para tratar a condição clínica de um paciente. Nela, constam o nome do paciente e do medicamento, dosagem, período de utilização e demais dados relacionados à prescrição.

Tipos de prescrições de medicamentos

Existem diferentes prescrições médicas, utilizadas para uma determinada finalidade.

Receituário azul

Destinado para prescrição de medicamentos anorexígenos. Nesse receituário, o médico prescreve somente uma substância, e o tratamento não pode exceder 30 dias, prazo de validade da receita.

A receita azul tem uma numeração submetida ao controle das vigilâncias sanitárias regionais e deve ser emitida em duas vidas: uma branca e uma azul. A branca é do paciente, e a azul precisa ficar retida na farmácia no momento da compra.

Receituário simples

Por outro lado, o receituário simples é para os medicamentos que não exigem receita para serem comercializados nas farmácias. Sendo assim, a finalidade é recomendar o uso e orientar o paciente quanto à medicação.

Esta receita é preenchida em apenas uma via.

Receita amarela

A receita amarela é utilizada pelos médicos para prescrição de medicamentos entorpecentes e alguns psicotrópicos. Também é prescrita apenas uma substância por receita, e o tratamento não pode ultrapassar 30 dias, sendo essa a validade do documento.

Além disso, quando o médico prescreve essa receita, deve emitir uma notificação para ser analisada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com as seguintes informações:

  • Dados do paciente;
  • Dados do profissional;
  • Número da receita;
  • Nome, dosagem e posologia do medicamento;
  • Data de emissão;
  • Assinatura do médico.

Receita de controle especial

A receita de controle especial é usada para medicamentos de uso controlado, como antirretrovirais, antibióticos e imunossupressores, em duas vias: uma para o paciente, e outra, a ser retida na farmácia.

A validade costuma ser de 30 dias, e o paciente só tem autorização para adquirir a quantidade informada no receituário.

Saiba mais informações sobre Ocrevus | Adcetris

Receita branca utilizada para prescrição de retinoides

Essa prescrição pode ser impressa pela instituição a qual o paciente estiver filiado ou pelo próprio médico.

Válida apenas no estado que forneceu a numeração para a receita, pode ser utilizada em até 30 dias, a contar da data da emissão.

O médico consegue prescrever até 5 ampolas do medicamento no limite de 30 dias de tratamento.

Receita branca para Talidomida

Por fim, ainda dentre os diferentes modelos de prescrições médicas, existe a receita branca, destinada à obtenção de Talidomida.

Essa receita precisa ser impressa e fornecida gratuitamente pela autoridade sanitária competente e entregue aos médicos cadastrados.

Com validade de 20 anos e válida apenas no estado onde foi emitida, as prescrições não podem superar 30 dias de tratamento.

Agora você já conhece as prescrições e os receituários existentes no Brasil. Os profissionais que as emitem precisam respeitar as orientações de uso para prescreverem adequadamente os medicamentos.

Saiba como obter uma receita médica para importação de medicamento, navegando pelo site da Pharmaimports.

Confira também: descontinuação de medicamento | Tarjas de medicamentos | Reconciliação medicamentosa

Compartilhe:

Veja mais posts